Dia 166 - 30/11/22 - Quarta-feira - Linhares à Vila Velha

Ótima noite de sono, com a chuva já mais tranquila. Amanheceu sem chuva e com sol, e abafado, prometendo para o dia mais água. Em frente a Havan, na BR 101, parada. Mais um trevo estava comprometido com barro dos barrancos do entorno. Não tínhamos como seguir. Aguardamos com dúvida se partiríamos ou ficaríamos ali. Lá pelas 11:00, o trânsito fluiu e resolvemos partir. O trânsito ainda estava truncado, mas logo alcançamos o desvio que nos levaria a Colatina. Ali enfrentamos, senão a pior, uma das piores estradas de toda a viagem, que somados aos elementos, como tempo, e movimento, a deixaram extremamente hostil. Almoçamos no restaurante do posto em Colatina. A partir de Colatina, o segundo pé do desvio, ou melhor, já no sentido para a 101, a estrada melhorou, em qualidade e paisagem. Ali montanhas no estilo do pão de açucar se mostraram, uma mais imponente e linda que outra. Finalmente na 101 alcançamos a Buda Gigante, a maior estatua de Buda do Mundo. Precisamos fazer o retorno, mas valeu a pena. Uma obra magnifica, super bem cuidada, e um local que vale visitar. Ali se encontra o "circuito da sabedoria", que penso ser um caminho para bikes e caminhada que ligam templos na região. Seguimos e alcançamos Vitória na hora do rush. Para chegar a ponte que leva a Vila Velha onde pernoitaríamos na prainha foi um sufoco. Chegando finalmente na prainha, após muito engarrafamento, a grande e infeliz surpresa (ou não, pois seria uma nova experiência): o ponto de apoio estava tomado de gente verde e amarelo protestando contra as eleições. O local estava tomado. Conseguimos encontrar um local, apertado, o único que coube o Yete. Enfim, um dia truncado, mas com novas experiências.