Dia 106 - 30/09/22 - Sexta-feira - Passeio por Aracaju

A convite do casal Nanci e Clerton, fomos passear por Aracaju a bordo de seu carro. Tivemos a oportunidade de visitar os principais pontos desta cidade de não mais que 700 mil habitantes. Iniciamos nos dirigindo ao bairro Mosqueiro, já no município vizinho, porém com o objetivo de conhecer o cemitério dos náufragos, as primeiras vítimas da segunda guerra mundial em solo brasileiro. Abaixo, deixo alguns links e informações sobre esta história. O Cemitério estava trancado, infelizmente, mas pretendo novamente ir até lá. De lá rumamos para área central de Aracaju, com a primeira parada no monumento das culturas e danças típicas de Sergipe, um conjunto de grandes estátuas instaladas dentro do Rio Aracaju, trajadas com trajes típicos de cada uma das culturas e danças típicas deste estado. Muito interessante. Logo em frente, está situado o museu das gentes de Sergipe, que pretendemos visitar no dia seguinte. Este conjunto é patrocinado pelo BANESE (Banco do estado de Sergipe). Dali fomos até o miolo administrativo de Aracaju, onde se localiza a praça central, e prédios históricos do período da instalação de Aracaju. As crianças já com fome e "mortas" nos fizeram parar em um quisoque desta praça, e lá comemos "coxinhas, pastéis assados e brigadeiro". Quando quis pagar, o Clerton já havia pago. Falei a ele que o almoço seria por nossa conta. Dali caminhamos pela praça e resolvemos fazer a visita guiada ao palácio de governo. Infelizmente não é permitido filmagens e fotos (algo na minha opinião atrasado e equivocado). Mas ponto positivo, nos fizeram usar "capas" nos sapatos, com objetivo de proteger o piso. No palácio, através do tour guiado, apreendemos sobre a história de Sergipe e Aracaju, além de personagens deste enredo. Entre as curiosidades, o fato de que a capital de Sergipe era incialmente na cidade de São Cristóvão (que deu vontade de conhecer). Também a refrega entre dois personagens da história de Sergipe, que a ficção não superaria a realidade, a briga entre o monsenhor Olímpio Campos e o deputado estadual Fausto Cardoso. "Quando exercia o mandato de senador, o reverendo nascido em Itabaianinha foi assassinado a tiros e facadas no Rio de Janeiro, crime ocorrido no dia 9 de novembro de 1906. Foi um ato de vingança por parte dos filhos do então deputado estadual e intelectual Fausto Cardoso, morto durante a intervenção de tropas federais para reempossar no governo de Sergipe Guilherme de Campos, irmão do monsenhor-político. Hoje ambos possuem seus restos mortais em praças com o nome de seu desafeto. Também descobrimos o quanto a cidade de Aracaju foi planejada com a concepção de um tabuleiro de xadrez. Desta visita continuamos o passeio até a Colina Santo Antônio, com vista geral da cidade, e também no topo desta colina a simpática igreja com o nome deste santo. Neste local o casal anfitrião, Nanci e Clerton se casaram. Dando continuidade ao nosso Tour, visitamos a ilha Santa Luzia, ou Barra dos Coqueiros, um município vizinho a Aracaju. Dali almoçamos no restaurante do Peixe, onde comemos um peixe frito com os devidos acompanhamentos, entre eles arroz, pirão, batata frita e saladas, as margens do Rio Sergipe, pertinho da ponte estaiada que separa Aracaju da ilha. Dali fomos ao mercado publico, que na verdade hoje são compostos por três edificações (duas antigas) e uma moderna, sendo as antigas dedicadas a artesanato e a moderna dedicada a alimentos. Enquanto os meninos, Adelaide e Nanci faziam compras, eu e Clerton fomos procurar um cooler para o motor do frezzer, o que após muito procurar, encontrei em uma loja por R$ 20,00 (12 volts). De volta, ainda caminhamos pelo mercado, e já anoitecendo voltamos ao condomínio. Antes passamos na feira livre do bairro, e ali tomamos um caldo de Cana. O Artur também resolveu tomar (fiquei feliz com isso). E o Davi comeu um pastel (comilões). Compramos também o gel do Artur. De volta ao Yete, não ,ais nos animamos a andar de bike ou ir na piscina. Assisti um pouco da série "Gohlia" que iniciamos, pela Amazon Prime.