Dia 7 - 22/06/22 - Quarta-feira - Ponta Grossa

Acordei 7:00 hrs, preparei o chimarrão, tirei o Motor Home da Cobertura antes que ficasse trancado pelo movimento do dia. Nossos vizinhos fizeram o mesmo, sendo que eles estavam atrás de algum mecânico. Em seguida as crianças despertaram e tomamos nosso café. Partimos as 9:27 do Posto Sinuelo com 92.292,2 km. Parada no Posto e Paradouro Monte Carlo. Debatemos sobre qual caminho pegar. Entre as alternativas a Régis Bittencourt, que nos levaria a SP, ou se rumamos para Ponta Grossa, e visitamos o Parque Vila Velha. Vencemos a cênica e linda serra Paranaense que leva a Curitiba e região metropolitana desta capital, alcançando 92.396,9 km. Yete mandou bem na subida da serra. Afixamos um adesivo em um posto logo após a subida. Cruzamos na subida por uma kombi amarela da Argentina, nosso segundo viajante por quem cruzamos. O nome do seu projeto é @vibrandoamerica. São corajosos esses argentinos. A assembleia familiar decidiu que seguiríamos para Vila Velha. Após contornamos a região metropolitana e rumarmos para Ponta Grossa, percebemos que antes, alcançaríamos a famosa comunidade Menonita de Witmarsum. Lá almoçamos, percorremos o "centrinho", fizemos fotos e filmagens para posterior vídeo no Youtube. O museu estava fechado para restauro, porém consegui visita-lo, porém sem nada para ver, somente conversar com a menina que lá atendia. Na saída paramos para comprar o excelente pão integral e salame de uma das confeitarias da comunidade, muito bem cuidada e ajardinada. A pequena comunidade lembrava muito as pequenas cidades alemãs. Colônia Witmarsum se estabeleceu como um polo turístico gastronômico. Nos fins de semana lota. Conta com uma grande e prospera cooperativa de Laticínios, que possui também uma loja com seus produtos e produtos da região.  Menonitas são agora uma denominação étnico religiosa. Finalmente chegamos as 17:00 hrs no posto e restaurante Panorâmico. Lá encontramos o casal Leandro e Andrea do projeto @osincomodadosqueseretirem. Combinamos de amanhã irmos juntos ao parque Vila Velha. Encontramos também o Alisson de Porto Alegre, a bordo de sua bicicleta e reboque com sua cachorra Alegria, do Projeto @Latindoamerica, viajando pelo Brasil América do Sul. O Bigode, grande e magro cão do casal do trailler ao lado, resolveu nos visitar e entrar no Yete, para a festa da meninada. Ultimei o vídeo "Dicas da Biclioteca Nas Asas do Condor". Fechamos o dia de hoje com a quilometragem de 92.540,9 km e abastecemos mais 50,69 lts.